Tourinho

Manteiga / Butter

Quando fomos procurados pelo pessoal da Tourinho S.A. para revigorar sua linha de produtos, o coração bateu um pouco mais forte. Já havíamos feito uma manteiga de sucesso na região sudeste e, neste caso, bateu um pouco de ansiedade sobre a entrega e sobre as expectativas. Afinal, redesenhar uma marca que se baseia em um mascote não é uma tarefa tão fácil.

Depois de 6 meses de trabalho e muitos estudos, esse foi o resultado da nova marca (só o primeiro passo do que vem por aí). Trouxemos uma roupagem mais moderna e limpa, e com uma feição mais amigável. O brinco e a língua pra fora sumiram, os olhos esbugalhados ficaram mais meigos, os chifres menos agressivos e uma paleta de cores reduzida para facilitar a aplicação e custos na produção (pra quem é do ramo de produtos, sabe o quanto isso impacta nos custos).

Apesar de parecer uma mudança gigantesca, queríamos muito manter a história do animal e sua essência, então mantivemos vários aspectos do desenho original.


Para complementar, fizemos também uma atualização da tipografia da marca (a palavra TOURINHO escrita aí embaixo). Trabalhamos com uma fonte mais harmônica e com ares de retrô, acrescentamos também uma leve inclinação para dar mais movimento e vida à marca como um todo.
Um detalhe discreto porém apaixonante fica por conta da letra T inicial, onde acrescentamos pequenas inclinações nas pontas para fazer alusão aos chifres do animal e dar mais personalidade à tipografia.

Criamos toda a linha de embalagens para a nova marca da Tourinho, seguindo os direcionamentos de limpeza visual que a empresa já vinha buscando há algum tempo, e, claro, estudando o mercado e a melhor forma de apresentar o produto na gôndola.

 

A ideia era trazer um ar novo e mais profissional para a linha mas que respeitasse a história da marca e valorizasse todo esse conhecimento e tradição de mais de 30 anos.

O visual de uma forma geral é extremamente limpo e com nuances de uma pegada mais retrô, trabalhando muito o uso da cor chapada em toda área e mantendo sempre a marca como ponto de destaque principal centralizada e expandida no centro.

 

Além da icônica manteiga tradicional Tourinho (que é a manteiga com sal), também reestudamos todo o portfólio da marca, incluindo a linha de Manteiga Sem Sal, que trabalhamos com uma tonalidade de azul claro, e as inovadoras linhas de Manteiga Zero Lactose e Manteiga com 50% Menos Sódio (laranja e branco, respectivamente).

Para cada variação de linha e paleta de cores, adaptamos as cores do Tourinho original para manter a aparência clean das embalagens, mas sem perder a originalidade.